GUARD AGAINST DOMESTIC VIOLENCE DURING ISOLATION.

Weeks of isolation will increase tension between spouses and family members. How will you cope?

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Aos que se deixam espetar

O final dos ciclos sempre recaem em mim como um luto, para o processo de luto ser efetivo, preciso elaborá-lo, para tal, venho vivenciando um processo de luto da minha graduação, me aproximo do último ano de faculdade, para muitos, esse período é a despedida de algo vivido de forma muito intensa, para mim foi assim. Vivi e aprendi coisas que nunca imaginaria. Muito embora eu saiba que a multiplicidade de experiências de formação profissional são vastas, creio que aos que escolheram a psicologia enquanto profissão, partilhamos do mesmo ponto em comum: o confronto com o Eu.

Isso se dá ao longo de todo o processo de formação e, sobretudo, nos espaços de estágio. Voltando ao meu luto, encerro essa semana meu estágio em um Centro de Atenção Psicossocial, de longe, o espaço de maior transformação até o momento da minha existência aqui na terra. O confronto com o Eu que mencionei, se deu desde que coloquei os pés na instituição pela primeira vez, isso porquê um dos maiores medos da nossa civilização é enlouquecer, ser tutelado, encarcerado e controlado, lá, os corpos circulam assim. Corpos que carregavam as marcas físicas da violência sofrida no manicômio, como o caso do A. 50 anos, que tinha os braços marcados pelos tecidos de contenção, ou ainda do Q. (idade não sabida) que sentava-se o tempo todo agarrando as pernas com os braços, assim como faziam com que ele ficasse quando estava contido.

Meus singelos quatro meses de estágio foram um turbilhão de sentimentos e trocas, tudo isso entre um cafézinho no final das atividades e um cigarro compartilhado ao final grupo, os espaços terapêuticos não-convencionais são poderosos, as narrativas de sujeitos adoecidos trazem memórias e histórias que tocam o que há de mais profundo em nós, neuróticos. A psicose muitas vezes reinventa formas que gostaríamos de ter e ser, mas que por convenções sociais, não a fazemos, e é por isso também que ela nos choca. Ás vezes a tradução dos gritos e o regurgitar de sons quase inaudíveis, expressam muito mais que textões que escrevemos nas redes sociais, basta aprendermos a simbolizar-los.

Eu terminei o semestre exausta, caindo no choro durante as orientações, até que no meio da minha penúltima orientação veio o insight, o meu principal papel foi me deixar afetar. Com isso, trago a metáfora do Porco-espinho, proferida recentemente em uma palestra que fui. Ela foi escrita por Schopenhauer e trazida nos escritos de Freud:

“Um número de porcos-espinho ​​se amontoaram buscando calor em um dia frio de inverno; mas, quando começaram a se machucar com seus espinhos, foram obrigados a se afastarem. No entanto, o frio fazia com que voltassem a se reunir, porém, se afastavam novamente. Depois de várias tentativas, perceberam que poderiam manter certa distância uns dos outros sem se dispersarem.”

O fato é, no campo psi, a distância mínima não existe, o deixar-se espetar é inerente ao processo de escuta, este deve ser contrabalanceado com as nossas expectativas e fantasias. Ali naquele espaço precário (não de estrutura, mas de acolhimento verdadeiro) pude perceber que meu papel era fornecer uma corporalidade para a tradução dos símbolos. Era usar dos meus olhos, dos meus ouvidos e da minha língua para ouvir atentamente e poder dizer o quanto aquelas vidas interessavam e novas formas de existência eram possíveis, para ter a sensibilidade necessária e perceber que ainda naqueles corpos dopados e institucionalizados, re-existia algo que era único e que ninguém tiraria deles, nem a mais rigorosa violência: a sua subjetividade.

Add a comment

Related posts:

Ahn Bo Hyun

Aku adalah penikmat kdrama. Mungkin, banyak orang berpikir kdrama hanyalah sinetron remaja menye2 yang tidak pernah ada di kehidupan nyata. Tapi, menurutku seiring perkembangan jaman, kdrama sudah…

They wronged you.

I remember very clearly that moment: I was nine years old, wearing a crimped top with spaghetti straps, it was a hot summer day, probably very close to the summer vacation, during recess. I felt…

Grow in the Light

I saw the light after a series of deep, soul-shattering depressions, unleashing an insatiable spiritual thirst that was only quenchable by the living waters of Jesus Christ. In pursuit of Buddhist…